A EXPOSIÇÃO PROLONGADA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Nas igrejas em que se conserva o Santíssimo Sacramento, recomenda-se realizar cada ano uma exposição solene.
- Durante a exposição do Santíssimo proíbe-se, no mesmo recinto, a celebração da Eucaristia.
- Se a exposição do Santíssimo se prolongar durante um ou vários dias sucessivos, ela será interrompida para a celebração eucarística.
- Não havendo número suficiente de adoradores, o Santíssimo Sacramento será recolhido ao tabernáculo (sacrário). Essa reposição do Santíssimo não deverá se feita mais de duas vezes. Ela pode ser feita de forma discreta, isto é, sem cantos e preces.
A EXPOSIÇÃO BREVE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
- Proíbe-se a exposição do Santíssimo somente para dar a bênção depois da missa.
- As exposições breves do Santíssimo Sacramento devem organizar-se de tal maneira que haja tempo conveniente para a escuta da palavra, cânticos, preces e momentos de silêncio.
O MINISTRO DA EXPOSIÇÃO
- O padre ou o diácono é o ministro ordinário da exposição do santíssimo Sacramento. Para esta função deverão estar revestidos de túnica e estola. No final da adoração, são eles que dão a bênção , usando a capa e o véu de ombros de cor branca.
- Os acólitos e Ministros extraordinários da sagrada Comunhão podem expor e repor o Santíssimo, porém não lhes é facultado dar a bênção aos fiéis. O Bispo pode conceder a faculdade de expor o Santíssimo a outras pessoas.
AMBIENTE ADEQUADO
- A exposição se faz sobre o altar, evitando o uso de tronos. O número de velas não deve ultrapassar o daquelas que se acendem na missa.
- É preferível que flores e símbolos que recordam a Eucaristia sejam colocados, discretamente, ao lado do altar.
- Para que se perceba uma melhor relação entre a mesa da Palavra e a mesa eucarística, recomenda-se que o Legionário esteja visível.
- Não havendo muitas pessoas para a adoração, é preferível que se faça a exposição na Capela do Santíssimo.
- Cuide-se para que haja bíblias disponíveis para os que fizerem a sua adoração individualmente.
- Á entrada do recinto da adoração, pode haver um quadro no qual estejam afixadas as intenções em favor da comunidade ou recomendadas pelo bispo.
- Evite-se, duarnte a exposição do Santíssimo, abrir e fechar o tabernáculo (sacrário), para não perturbar os que estão em oração.
Texto tirado do livro: "Guia Litúrgico-Pastoral"
Nenhum comentário:
Postar um comentário